Páginas

30 de jun. de 2010

Quem são os candidatos a governador do Amazonas.

Manaus, AM

Hoje foi o último dia para as convenções partidárias e os seis candidatos já estão definidos para disputar a cadeira de governador. Dos nomes já declarados, o eleitor poderá escolher um engenheiro civil, um graduado em Letras e Matemática, um técnico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), um microempresário e um funcionário público. Eis os candidatos, em ordem alfabética, que, junto com os respectivos vices e aliados, terão três meses para conquistar o eleitorado.


Alfredo Pereira Nascimento (PR), nascido no Rio Grande do Norte, senador eleito em 2006, ex-prefeito de Manaus em dois mandatos (em 1988, por seis meses, assumiu a prefeitura de Manaus como interventor),ex-secretário de Estado, ex-superintendente da Suframa, ex-ministro dos Transportes nos dois governos do presidente Lula, formado em Letras e Matemática, pela Ufam. Seu vice é o ex-vereador e ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa (PSB), economista formado pela Ufam, autor de quatro livros.

Hissa Abrahão (PPS), economista com pós-graduação e mestrando em “Desenvolvimento Regional”, pela Ufam. Hissa está no primeiro mandato de vereador, eleito com apenas 2.338 votos
Herbert Amazonas (PSTU), funcionário dos Correios, candidato (sem sucesso) em todas as eleições, sempre defendendo a bandeira da esquerda e contando quase que exclusivamente com o horário eleitoral gratuito para fazer campanha, tem como vice o professor da rede pública e ensino João Rebouças (PSTU).

Luiz Carlos Sena (PSOL), técnico da Ufam, tem como vice Fernando José Rodrigues Lobato (PSOL), dos quadros da Aeronáutica e graduado em História. Os dois já foram candidatos a deputado em 2006 e Lobato também a vereador em 2008.

Luiz Navarro (PCB), é microempresário, mas já tem experiência na luta político-partidária, com a primeira incursão na década de 1980, para deputado federal. Em 2006, candidatou-se a senador e em 2008 a prefeito de Manaus, mas foi derrotado. Em 2008, quando teve como adversários o então vice-governador Omar Aziz, o então prefeito Serafim Corrêa, o deputado federal Francisco Praciano e o ex-governador Amazonino Mendes (PTB), Navarro teve apenas 1.730 votos (0,20% dos votos válidos).

Omar Aziz (PMN), nascido em São Paulo, é engenheiro civil, ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus, ex-deputado estadual, ex-secretário estadual de Segurança, ex-vice-prefeito de Alfredo Nascimento e ex-vice-governador de Eduardo Braga até 31 de março deste ano, quando assumiu o governo após desincompatibilização do titular. Na eleição 2008, quando teve por vice o deputado estadual Sabá Reis (PR), Omar ficou em terceiro lugar, com 153.071 votos (17, 56% dos votos válidos). O vice na chapa de Omar para o governo é o professor José Melo (PMDB), três vezes secretário de Estado, duas vezes deputado federal, duas vezes deputado estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário