Páginas

22 de mai. de 2010

Dissidentes do PV apóiam Dilma e criam novo partido.

Manaus, AM

(da Folha OnLine).

Dissidentes do PV fizeram hoje a primeira convenção nacional do Livre, partido político em formação que reúne militantes insatisfeitos com a "perda de foco" dos verdes e a filiação da senadora Marina Silva, pré-candidata à Presidência.

O grupo apoia Dilma Rousseff (PT) em troca de ajuda petista na coleta de assinaturas necessárias para oficializar a legenda.

Segundo Dalva Lazaroni, eleita para presidir o Livre (sigla para Liberdade, Igualdade, Verdade, Responsabilidade e Educação), a entrada de Marina no PV foi "incoerência e oportunismo" da cúpula do partido.

Ela afirmou que a crença evangélica da senadora vai contra bandeiras históricas dos verdes, como defesa da união civil de homossexuais e da descriminalização do aborto e da maconha.

Lazaroni também criticou a participação de Marina no lançamento hoje, em Salvador, da pré-candidatura ao governo baiano do deputado e líder anti-aborto Luiz Bassuma (PV). Segundo a presidente do Livre, Marina está "na contramão da história".

Ela disse apoiar Dilma porque a petista "respeita quem é a favor" das posições libertárias, enquanto Marina "pensa mais nas próprias convicções".

Já o secretário de Comunicação do Livre, André Fernandes, explicou que a defesa de Dilma é uma "permuta": em troca do apoio, petistas e a CUT se comprometem a ajudar na coleta de assinaturas para registrar a legenda.

O grupo contabiliza cerca de 100 mil assinaturas, sendo que o mínimo exigido é quase 500 mil. A expectativa é oficializar o partido até o fim do ano, abrindo as portas aos recém-eleitos interessados no troca-troca partidário.

A convenção do novo partido contou com cerca de 80 militantes na Câmara Municipal de Belo Horizonte. No local havia faixas de apoio do grupo gay Arco-Íris, da CUT (Central Única dos Trabalhadores) fluminense e do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro. A agremiação também conta com dissidentes de PT, PSB e PC do B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário