Páginas

27 de mai. de 2010

CAIXA vai ter agência itinerante no Amazonas.

Manaus, AM


          A Caixa lançou nesta segunda-feira (24), em Manaus, edital de licitação para contratação da primeira agência-barco do Brasil. O objetivo da Caixa é fornecer atendimento às populações ribeirinhas que vivem nos municípios da Bacia Amazônica, para ampliar as opções de prestação de serviços, promover o desenvolvimento socioeconômico e a inclusão bancária.

         O projeto piloto da agência-barco da Caixa prevê atendimento no Rio Solimões, no trecho Manaus-Coari. A escolha da região para a prática do piloto se deu pela quantidade de municípios e população envolvida.

         A área que será atendida abrange os municípios de Iranduba, Manaquiri, Manacapuru, Anamã, Beruri, Anori, Codajás e Coari e tem uma população de 253 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE. A área somada dos municípios é de 124 mil metros quadrados e é maior que os estados de Pernambuco e Sergipe juntos.

         Segundo o superintendente nacional de Contratação, Paulo Roberto dos Santos, “a agência-barco é uma inovação em logística, que agrega serviços integrados a conceitos tecnológicos e de responsabilidade socioambiental ao desenvolvimento da região, servindo às pessoas e às suas comunidades”.

         O barco, que funcionará como agência da Caixa, oferecerá os serviços de abertura de contas, atendimentos sociais (PIS, FGTS, Seguro Desemprego, CPF, Benefícios Sociais), habitação de interesse social, além de micro crédito produtivo orientado e produtos como Construcard Caixa e crédito por consignação.

         A agência-barco também poderá viabilizar o suporte a ações de promoção à saúde, educacionais e de proteção ambiental, em especial das bacias hidrográficas, reforçando o papel da Caixa como empresa social e economicamente responsável.

         Além da rota da primeira agência-barco, a Caixa já diagnosticou 15 calhas de rios, distribuídas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

         Estiveram presentes no evento os superintendentes nacionais de Gestão Estratégica de Atendimento, Edmilson Gama da Silva; de Atendimento para a Região Norte, Milena Vieira Pinheiro; de Contratação, Paulo Roberto dos Santos; e de Desenvolvimento Empresarial, José Durval Fernandes Reis.

         Edital de Licitação - O edital, publicado nesta segunda (24) no Diário Oficial da União, prevê o fornecimento de serviços de navegação por embarcação com capacidade para 65 pessoas, com toda a infraestrutura naval, incluindo energia, iluminação, comunicações, ar condicionado e serviços de limpeza, copa, cozinha e de tripulação e manutenção do barco.

        A agência-barco deverá ter serviços e soluções de segurança, vigilância armada, sistema de monitoramento de imagens, controle de acesso e sistema de localização/rastreamento.

        A embarcação contará com recursos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, idosos, gestantes ou com mobilidade reduzida. A agência-barco também terá separação de lixo para reciclagem, separação de lixo seco e hospitalar gerado pelo atendimento médico e odontológico para a população ribeirinha, sistema de tratamento de efluentes de esgoto e casco pintado com tinta não poluente.

        A licitação tem sessão marcada para o dia 17 de junho, na modalidade de pregão eletrônico. Mais informações podem ser obtidas no portal de compras da Caixa, no endereço www.caixa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário