Páginas

1 de mai. de 2010

Autonomia para a Zona Leste, já!

Manaus, AM

Movimento Social Emancipacionista da Zona Leste de Manaus pela criação de um novo município.

Existem três cidades em Manaus, a Manaus dos ricos, a Cidade Nova e a Zona Leste. Nós da Zona Leste queremos mudar isso. Não aguentamos mais a discriminação. Não temos recebido o carinho das autoridades municipais da outra cidade . Nós não nos sentimos munícipes da cidade que vai sediar a COPA 2014, muito menos dessa tal Manaus que diz ter a quarta maior renda do país.

É contra esse estado de coisas, contra o sofrimento desta cidade da Zona Leste – nossa cidade, em busca de dias mais felizes e de um futuro mais promissor é que lançamos esse movimento emancipacionista, pelos nossos filhos, netos e família.

Queremos organizar esse novo município para trazer prosperidade e felicidade permanentes aos moradores dessa querida Zona Leste - nossa cidade.

A Zona Leste de Manaus é formada pelos bairros Alfredo Nascimento, Armando Mendes, Jorge Teixeira, Mutirão, São José, Tancredo Neves, Zumbi e outros. Sua ocupação aconteceu principalmente por migrantes oriundos do interior do estado e de estados vizinhos ou que tradicionalmente são fornecedores da migração para o Amazonas (Pará, Maranhão e Ceará). Hoje a Zona Leste – nossa cidade – está estruturada, possui comércio e serviços públicos de todos os tipos. É realmente uma cidade que tem vida autônoma, vida própria.

Os motivos que nos fazem lançar este manifesto de liberdade e por prosperidade e felicidade é que a Zona Leste - nossa cidade – vive em estado de calamidade pública e suas necessidades são muitas e agigantadas. O noticiário pinta a Zona Leste - nossa cidade - como o inferno de dante e nos discrimina; parece que aqui não há gente de bem, trabalhador honesto e famílias de fé. É claro que os problemas vividos neste chão abençoado fazem o dia a dia da pessoas muito mais difícil; mas nós da Zona Leste somos resistentes: estamos entrincheirados nessa guerra por uma vida mais feliz. Mas não vai ficar assim, e dizemos: vamos mudar isso.

Não temos creches para as crianças, o transporte público é negligenciado pela Prefeitura da outra cidade, não temos asfalto de qualidade, não temos esgoto, não temos água tratada, não temos segurança, não temos emprego, não temos espaços públicos de esportes e lazer, não temos prefeitura presente, não temos vereadores (todos moram na Ponta Negra, Vieiralves, Vila Municipal, Adrianópolis e em outros bairros chiques da outra cidade), não temos escolas técnicas (o CETAM está na cidade dos ricos), a qualidade da energia elétrica não existe e causa muitos prejuízos aos moradores e comerciantes. Em resumo, os bens, a tecnologia e a riqueza que a sociedade produziu ainda não chegaram aqui. A Zona Leste - nossa cidade - vive das migalhas.

Embora tenha a maior população da cidade, a Zona Leste - nossa cidade - não recebe nessa mesma proporção os investimentos públicos a que tem direito. Os investimentos em praça bonita, rede de esgoto, água tratada, asfalto de boa qualidade, bons hospitais, posto de saúde e escola bacana, PROSAMIM, entre outros, só existem nas áreas dos ricos (na Ponta Negra, Vieiralves, Vila Municipal, Adrianópolis). Pra nós, repetimos, só as migalhas.

Veja só, todos os investimentos anunciados para a tal COPA de 2014 somente serão aplicados na outra cidade, a Zona Leste - nossa cidade - mais uma vez foi discriminada. Dos R$ 6 bilhões anunciados não vem um centavinho para cá. Somente a cidade dos ricos é que ganhará. Mas do pagamento da dívida gerada por essa COPA 2014 a Zona Leste - nossa cidade - não será excluída. Para receber os benefícios a Zona Leste - nossa cidade - não existe, mas para pagar a dívida sim. Não aceitaremos isso.

Atualmente somente chegam a Zona Leste - nossa cidade - a polícia pra bater em trabalhador, “caçar” e matar jovens que por falta de oportunidade na vida se envolveram no erro, a Defesa Civil tardiamente para mandar as pessoas saírem de seu teto porque estão em área de risco, o carnê de IPTU para pagar auxílios e diárias duvidosas a vereadores piratas, a taxa de lixo do prefeito Amazonino - uma obrigação do município e a taxa de iluminação pública (que aqui na Zona Leste - nossa cidade - é péssima). Aqui só chega o Estado e Prefeitura porrada; dar carinho jamais.

Não aceitamos mais a distribuição de sopa, kit de bebês, kit de madeira, rancho, óculos, dentaduras e outras bugigangas como se fôssemos abestados. Rejeitamos esses politiquinhos “inos” e “eiras” que fazem isso, filmam e depois passam na TV como se fossem os pais dos pobres ou salvadores da pátria. Abominamos também esses politiquinhos “inos” e “eiras” que vem filmar nossas desgraças para depois passar no programa eleitoreiro deles, para angariar votos, mas que não resolvem os problemas. Xô a essa indústria de votos. Xô aos politiquinhos “osas” e “ouzas” justiceiros e estelionatários em geral. Não acreditamos mais nas falsas promessas de campanha.

A Zona Leste - nossa cidade - quer mais, sabe que pode mais e vai fazer mais. Há viabilidade econômica e administrativa para a criação dessa nossa nova cidade.

Os benefícios que a criação do novo municípios trará são muitos. Entendemos que haverá o atendimento mais imediato das necessidades da população, pois não teremos de ir até a Ponta Negra pra reclamar nossos direitos e expor nossas carências, que a proximidade das autoridades públicas vai aumentar a administração do novo município, pois as decisões serão tiradas aqui, não em apartamentos chiques na Ponta Negra, que haverá a correção da representatividade, pois ainda não temos vereadores que residam aqui e defendam nossos interesses, que teremos um aumento brutal dos recursos a serem investidos no novo município, pois as verbas do Fundo de Participação dos Municípios FPM são calculados em função do número de habitantes, que a Zona Leste – nossa cidade – viverá melhores dias no futuro. Além do mais, todos sabemos que casa pequena se administra melhor.

Uma primeira tarefa é escolher o nome do mais novo município do Amazonas. A ideia é fazer um concurso cultural para escolha do nome, do hino oficial, da bandeira e do brasão.

O processo de criação de um novo município é precedido de um movimento social e emancipacionista. Inicialmente estamos recebendo apoiamento no e-mail jetro.xavier@gmail.com.

Posteriormente vamos organizar a coleta de assinaturas para pressionar pela realização do plebiscito e pela lei de criação.


Adeus ao esquecimento.
Prosperidade.
Felicidade.
Zona Leste: nossa cidade próspera e feliz.

3 comentários:

  1. Concordo com a emancipação. Não pelos motivos #mimimi aqui expostos. Mas sim pelo desenvolvimento de uma Manaus metropolitana, mais forte. Concordo com as "3" cidades dentro de Manaus. Mas sei que isso não se sustenta, nem politicamente nem muito menos financeiramente.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Sau, a contribuição está feita. As razões para a criação dessas novas municipalidades são muitas, apenas listei algumas.

    Há viabilidade financeira, os recursos são FPM, FPE e transferências voluntárias.

    ResponderExcluir
  3. Jetro, moro no Rio Grande do Sul e apoio plenamente a criação de novos municipios no estado do Amazonas, principalmente a divisão da Zona Leste de Manaus! gostaria que postasse algumas sujestões de nomes para o futuro municipio! eu sugiro NOVO AMAZONAS, abraços e estamos apoiando não só a criação do municipio da Zona Leste, mas de muitos outros no estado para manter a população em suas devidas localidades, não levando Manaus a um inchaço populacional!!

    ResponderExcluir