Páginas

18 de jul. de 2010

INSS vai abrir agência em Autazes.

Manaus, AM

A Previdência Social informou recentemente que vai abrir uma Agência em Autazes. As obras estão em andamento e a previsão de inauguração é agosto deste ano.


Com a abertura dessa agência e de outras em municípios do estado, a Previdência Social dobrará a sua capacidade de atendimento à população amazonense com a construção de 18 novas unidades do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). A três primeiras agências, nos municípios de Autazes, Presidente Figueiredo e São Gabriel da Cachoeira, estão em obra com previsão de inauguração em agosto, e beneficiarão a quase 100 mil pessoas. No Amazonas, o número de unidades de atendimento saltará de 16 para 34.

Além das obras do Plano de Expansão, que totalizam investimentos de R$ 17,4 milhões, estão sendo executadas mais cinco obras de reforma e melhoria da atual rede de atendimento. No total, o estado será contemplado com recursos de R$ 21,6 milhões.

As novas agências integram a política da Previdência Social de melhorar o atendimento aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários. Segundo o chefe do Serviço de Atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Manaus, Bérgson Benjamin, das 18 agências programadas, além das três em fase adiantada de construção, mais uma já está com a obra iniciada e dez com licitações concluídas. Outras três estão em fase regularização dos documentos relacionados à doação dos imóveis pelas prefeituras e outra está aguardando licitação.

Completando as 18 agências previstas no PEX para o Amazonas, a unidade do município de Boca do Acre, distante 1.028 quilômetros de Manaus, está com seu contrato de construção sob a condução da Gerência do INSS em Rio Branco, no Acre, devido a sua maior proximidade da capital acreana.

Atendimento indígena - Além da população da sede do município e seu entorno, as agências de Autazes e São Gabriel da Cachoeira também atenderão às comunidades indígenas das zonas rurais desses municípios. Em São Gabriel da Cachoeira - município com a maior população indígena do Brasil - poderão ser beneficiadas 24 etnias diferentes, distribuídas nos 109 mil quilômetros quadrados da região. A estimativa é a de que o acesso aos benefícios previdenciários e assistenciais seja facilitado aos cerca de 35 mil indígenas desse município, que tem área territorial 71 vezes maior que a cidade de São Paulo.

Um comentário:

  1. Boa tarde eu gostaria de saber se vc sabe quando vai sair o edital do concurso para o município de Autazes? Obrigada! Bianca Martini

    ResponderExcluir