Páginas

8 de fev. de 2010

Qualidade no Transporte Público

Manaus, AM

A onda de privatização trazida por Fernando Henrique Cardoso continua com suas conseqüências malignas.

Manaus também se aventurou nessa trilha e se deu mal. Entregaram o tesouro do transporte público a empresários que riem da cara do amazonense pois cobram um preço absurdo por um serviço de péssima qualidade. Fazem o que querem e quando querem.

O povo manauara está ferrado ainda mais porque a Prefeitura até agora não tomou e não quer tomar as providências. Na verdade, infelizmente a cidade tem um poder público frouxo. O leitor diariamente é humilhado em ônibus lotados, sujos, ruidosos, que sempre estão ficando no prego. Fica difícil para o trabalhador ter de dar explicações ao patrão com a desculpa do coletivo que quebrou; mas acontece. Nos terminais o amigo também pode observar que a situação injuriante é a mesma. Os locais de circulação estão tomados. A limpeza e conservação não existem. Sinceramente, o nome a ser dado aos terminais de Manaus é pocilga, sim, lugar onde se criam porcos, ou melhor, sabemos que há criadouros em condição de higiene e conservação melhores.

Cidades de maior porte que Manaus implantaram o sistema integrado de transporte e controlam bem. Posso citar ao leitor como exemplos: Sorocaba-SP, Curitiba-PR, Campinas-SP. Lá os veículos são limpos, novos, conservados, trafegam no horário, a interligação entre terminais é rápida. Na capital paranaense é possível saber pela Internet os horários de cada linha e também o itinerário. Manaus ao contrário é o caos.

Agora pergunto ao leitor: A quem essa desordem e desrespeito ao cidadão de bem beneficia? Certamente aos empresários e àquelas figurinhas que pegam o mensalão. Por que nossa cidade também não pode organizar-se e oferecer um serviço digno ao seu habitante? É hora de exigirmos qualidade no transporte público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário