Páginas

11 de fev. de 2010

A prisão de Arruda traz bom senso à política brasileira

Manaus, AM

          Concordando com nosso presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, considero que a prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), coloca a política brasileira de volta ao bom senso.

         Nos dizeres de Cavalcante, "A decisão confere esperança à sociedade de que é possível derrotar a corrupção. A prisão do governador pode ser o marco histórico da quebra da impunidade na política brasileira. A Justiça agiu, como é de seu dever".

          A sociedade pode acreditar que há luz no fim do túnel. Nos dizeres do presidente: "Não se pede vingança ou linchamento. Apenas Justiça, o estrito cumprimento da lei, dentro do devido processo legal. A sociedade brasileira pode, enfim, acreditar que há luz no fim do túnel". É isso aí.

          Houvesse nos outros estados, e no Amazonas também, um Ministério Público e um Tribunal de Contas (TCE) com o mesmo vigor e civismo do Ministério Público Federal (PGR), alguns ilustres gatunos da coisa pública, ainda existentes entre nós, já teriam também visto o sol nascer quadrado e tomado café em canequinha.

         A prisão de Arruda e de mais cinco por tentativa de suborno no DF

         Na tarde desta quinta-feira, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decretou, por 12 votos a 2, a prisão de Arruda e mais cinco pessoas envolvidas na tentativa de suborno do jornalista Edson dos Santos, o Sombra. O tribunal decidiu ainda pelo afastamento de Arruda do governo do DF.

          Arruda já se apresentou à Polícia Federal em Brasília. Seis carros que deixaram a residência oficial em Águas Claras estão na PF.

         Em seu voto, o ministro-relator Fernando Gonçalves aceitou pedido da subprocuradora-geral da República, Raquel Dodge. O tribunal foi convocado para analisar a decisão do relator que investiga o suposto esquema de corrupção.

          O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra o governador e mais cinco pessoas por formação de quadrilha e corrupção de testemunha.

          Além de Arruda, o STJ determinou a prisão do ex-deputado Geraldo Naves (DEM); Weligton Moraes, ex-secretário de Comunicação; Rodrigo Arantes, sobrinho do governador; Haroaldo Brasil de Carvalho, diretor da CEB (Companhia Energética de Brasília); e Antonio Bento da Silva, conselheiro do Metrô. Silva, no entanto, já está preso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário