Páginas

21 de jul. de 2011

Tefé terá voos de mais duas empresas aéreas

Tefé, AM

A MAP Transportes Aéreos, que teve projeto aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), vai operar voos diários para Tefé. Isso vai ampliar a concorrência e a oferta de preços mais competitivos na aviação regional e interestadual.


O vice-governador José Melo também informou que a HRT que explora petróleo na bacia do rio Solimões vai montar uma empresa que fará voos comerciais em Carauari, Eirunepé e Tefé.

O diretor executivo da MAP, Marcos Pacheco, disse que as operações iniciam em outubro, com duas aeronaves ATR 42, que irão comportar 44 passageiros. “Até o final do ano, vão ser cinco aviões”, completou. O investimento inicial da empresa será de R$ 25 milhões.

A MAP apenas aguarda autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar em nove municípios no Amazonas (Humaitá, Lábrea, Tefé, Tabatinga, Eirunepé, Parintins, Manicoré, Coari e Manaus), quatro no Pará e um em Rondônia.
As empresas áereas se beneficiam de lei que reduz o ICMS na querosene de aviação.

Hoje, apenas a TRIP realiza rotas em 13 municípios do estado.

Marcos afirmou que o grande entrave da aviação regional ainda é baixa demanda, o que, mesmo com incentivos, não torna o preço das passagens tão atraentes. “Com voos mais cheios você consegue melhor aproveitamento das aeronaves e os preços tendem a cair”, explicou. “Temos também uma distância continental entre a capital e o interior e infraestrutura de aeroportos precária”, completou.



Reformas em aeroportos
Segundo Melo, o governo do Amazonas aguarda recurso do Ministério da Defesa para reforma e implantação de 20 aeroportos regionais, sendo que sete já foram garantidos. “O Amazonas está incentivando as empresas e isso é importante porque dá sobrevida para outras empresas menores que aqui se instalaram”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário