Manaus, AM
O PSOL deve ratificar neste sábado a pré-candidatura do ex-deputado e promotor aposentado Plínio de Arruda Sampaio. Em encontro marcado para acontecer durante o final de semana no Rio de Janeiro, a maioria dos 166 delegados do partido deve votar na indicação de Plínio.
Também disputam a indicação o presidente do PSOL em Goiás, Martiniano Cavalcanti, e o ex-deputado João Batista Araújo, o Babá. A vereadora de Maceió Heloisa Helena quer a indicação do Cavalcanti.
O grupo de Cavalcanti afirma, porém, que pode ter a maioria dos votos, indicando que pode haver um racha dentro do partido. A disputa entre as tendências gerou fez com que o partido criasse dois sites.
O encontro servirá ainda para discutir os candidatos aos governos estaduais e às casas legislativas. Uma indicação certa é de Heloisa Helena, que disputou a Presidência em 2006 ficando em terceiro lugar, e deve tentar a volta ao Senado por Alagoas. O partido quer fechar ainda aliança com o PSTU e PCB.
Em janeiro, a Executiva Nacional do PSOL decidiu encerrar as conversas com o PV para possível apoio à candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC). Segundo a direção do partido, o principal motivo do rompimento foi a decisão do PV de se coligar com o PSDB na disputa para o governo do Rio de Janeiro.
Amazonas.
No Amazonas o PSOL discute logo em seguida à Conferência Nacional o programa de governo e o nome do candidato do partido ao Governo do Estado. Os pré-candidatos são Jetro Xavier (ou Jetro do PSOL), Professor Queiroz, Professora Ana Grijó e Elson Melo (sindicalista). Figura como pré-candidato ao Senado o ex-senador Evandro Carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário