Páginas

10 de abr. de 2010

PSOL escolhe Plínio de Arruda candidato à Presidência

Manaus, AM


          O ex-deputado e promotor aposentado Plínio de Arruda Sampaio foi escolhido pré-candidato à Presidência pelo PSOL em convenção no Rio de Janeiro neste sábado.

          "Um dos objetivos da minha candidatura é fazer um contraponto a esse consensual do Lula e do Serra de que as coisas estão melhorando", afirmou o candidato, citando as tragédias causadas pela chuva no Rio.

          Também disputavam a indicação o presidente do PSOL em Goiás, Martiniano Cavalcanti, e o ex-deputado João Batista Araújo, o Babá. No entanto, no último momento os dois se retiraram da disputa.

        O encontro serviu ainda para discutir as candidatura aos governos estaduais e às casas legislativas. Mesmo ausente, uma indicação certa é de Heloisa Helena, que disputou a Presidência em 2006 ficando em terceiro lugar e deve tentar a volta ao Senado por Alagoas. O partido quer fechar ainda aliança com o PSTU e PCB.

          Em janeiro, a Executiva Nacional do PSOL decidiu encerrar as conversas com o PV para possível apoio à candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC). Segundo a direção do partido, o principal motivo do rompimento foi a decisão do PV de se coligar com o PSDB na disputa para o governo do Rio de Janeiro.

          Com 79 anos de idade, Plínio foi deputado federal por três vezes, tendo relatado o projeto de reforma agrária do governo João Goulart (1961-1964). Um dos fundadores do PSOL, ele foi candidato a governador de São Paulo em 1990 (ainda pelo PT) e em 2006, já pelo PSOL.

          A defesa do nome de Plínio foi feita no plenário pelos companheiros e companheiras: Chico Alencar, Raul Marcelo, João Alfredo, Milton Temer, Ivan Valente, Marcelo Freixo, Brice Bragato e Junia Gouveia.


          Com a definição do nome, o PSol deve se dedicar agora ao debate programático, aos eixos políticos que serão apresentados na disputa e à política de alianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário