Páginas

16 de jan. de 2016

Projeto: Biblioteca Comunitária em Manicoré

Manicoré, AM



Por quê uma Biblioteca Comunitária Popular?
              A complexidade do cenário e as tensões presentes na sociedade em que vivemos, tensões que são ainda mais acentuadas nos lugares mais longínquos, como é Manicoré, encravado na floresta amazônica, onde as iniquidades sociais são profundas e aonde as políticas públicas, que poderiam corrigi-las ou atenuá-las, não chegam, fazer emergir essa necessidade. Além da maior carência de infraestrutura e de serviços básicos de atendimento em saúde e educação, também não se tem equipamentos de cultura, esporte e lazer.
              Dessas reflexões surgem-nos algumas perguntas: haveria ainda espaço para formas locais de solidariedade e vida comunitária? Os espaços públicos urbanos de convivência ainda têm condição de sobreviver? Como?
              Numa clara demonstração das contradições do mundo em que vivemos, verifica-se que, justamente nos lugares mais afastados e nos cinturões de pobreza que se desenvolveram à margem de alguns bairros mais centrais, surgem iniciativas comunitárias voltadas para o desenvolvimento da população por meio do livro e da leitura. Nos vazios resultantes da omissão do poder público surgem, cheias de energia, iniciativas as mais diversas, ligadas ou não a organizações comunitárias, articuladas ou não a outras instâncias, respondendo a uma necessidade percebida por um grupo e alavancada pelo esforço coletivo da própria comunidade.
                A biblioteca comunitária popular é uma iniciativa dessas.
Onde estará localizada a Biblioteca Comunitária?
O projeto estará localizado no Bairro Santo Antonio, na cidade amazonense de Manicoré.
                Manicoré é um município pobre do interior do estado do Amazonas. Pertencente à mesorregião do Sul Amazonense e microrregião do Madeira, sua população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 53.053 habitantes em 2014.
               O acesso ao município se dá por via fluvial no Rio Madeira, em barcos, que a partir de Manaus, a capital, demoram até 60 horas de viagem. Localizado nas margens do Rio Madeira, a cidade está localizada entre Manaus e Porto Velho.
               A principal fonte de renda da população provém em parte da produção agrícola, principalmente do cultivo da banana, melancia e da produção de farinha, outras fontes são provenientes do comércio e dos empregos gerados pela prefeitura e estado. O município possui um grande potencial extrativista baseado na borracha e na castanha.
              Para a maior parte das pessoas a renda vem dos programas sociais do governo federal.
              Falando em Cultura, infelizmente se verifica que a cidade possui apenas uma biblioteca municipal com poucos títulos e a maior quantidade dos exemplares é de antigas enciclopédias, os títulos do acervo são antigos, tanto o acervo quanto o ambiente são mal cuidados, não possui nenhum sistema de catalogação dos livros, não possui profissional de biblioteconomia para fazer a gestão e curadoria do acervo e não há qualquer atividade conjunta com escolares e escolas para uso do acervo já instalado. Ainda como atividades protoculturais, se destacam os forrós de rua, que transformam as vias de cidade em verdadeiros celeiros dançantes e o Festival das quadrilhas, onde cada bairro envia seu grupo, dando assim um colorido especial ao evento.
               Existem eventos totalmente bancados pelo poder público denominados Festas, (festa da melancia,  festa do açaí, festa do mel, etc), para os quais são contratados artistas profissionais, sem que haja qualquer participação da população. Ou seja, não são festas populares e não são eventos culturais.
               O IDH é baixo, bem como o indice de GINI. O desempenho escolar nas avaliações do MEC tambem demonstram a baixa qualidade na educação.
Atividades que serão desenvolvidas
                A biblioteca está inserida num projeto maior, denominado Centro de Cultura Popular e de Ciências de Manicoré. A biblioteca funcionará num espaço composto de acervo, sala de leitura e sala de atividades. Serão realizadas atividades para dinamizar o uso do acervo e tornar a biblioteca como centro gerador de cultura, entre eles cursos livres de literatura, de escrita de textos literários, de filosofia, de história, de matemática, de história natural, oficinas livres de teatro e música. Num segundo momento o espaço também será utilizado para realização de saraus comunitários populares.
Objetivos
                - disseminação do saber popular
                - geração de saberes culturais populares
                - apoio às atividades escolares dos moradores da comunidade
                - disseminação das literatura e das artes
                - fortalecimento da consciência política e cultural da comunidade
Benefícios esperados
                - melhoria dos índices educacionais dos escolares da comunidade
                - fortalecimento dos vínculos comunitários
                - despertamento da consciência política e cultural da comunidade
                - diminuição dos índices de delinquência infanto-juvenil e vadiagem
                - fortalecimento da consciência e resistência às drogas, ao tabagismo e ao alcoolismo
                - desenvolvimento do hábito da leitura
Onde será utilizado o valor arrecadado?
                 O valor arrecadado será utilizado na aquisição de 1.500 livros, estantes, mesas e cadeiras para a sala de leitura e material destinado a gestão do acervo.
Descrição doAcervo:
                A biblioteca comunitária terá um acervo composto de literatura infanto juvenil, literatura regional amazônica, literatura brasileira, literatura portuguesa, literatura latina e literatura, dos gêneros prosa, poesia e dramaturgia (teatro), filosofia, história regional, história do brasil, história geral, história da áfrica, sociologia, antropologia, teoria literária, gramática, linguística, filologia, didática e pedagogia, psicologia, , geografia, . O acervo também será composto por obras de referência das disciplinas dos ensinos básico e médio (matemática, física, química, biologia, produção de texto, gramática, teoria literária, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia).
                A curadoria do acervo estará a cargo do idealizador do projeto, o senhor Jetro Xavier (advogado e empreendedor).
                A gestão e atendimento cotidiano estará a cargo da Associação de Moradores do Bairro de Santo Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário