Páginas

1 de set. de 2015

Como escolher uma boa igreja para congregar?


Manicoré, AM


Aí está uma pergunta que todo cristão de bem devia fazer. Onde está o lugar para eu e a minha família servirmos a DEUS? Onde eu ouvirei Cristo pregado por Sua Palavra, sem todos esses erros e distrações? É fácil entender a preocupação e até a frustração que acompanha a busca pelo lugar apropriado para adorar. Nós temos o defeito de entrar em qualquer lugar e ali colocar a nossa confiança. Alguns escolhem uma igreja porque lá tem um amigo, outros escolhem uma igreja pois lá tem um excelente louvor, outros já gostam da palavra de domingo, outros congregam em um lugar próximo de casa, e a partir dessas escolhas erradas começam uma caminhada de sofrimentos.


A nosso ver uma dica interessante é conhecer a origem dessa igreja, sua visão, seu pastor e formação dele, seu governo, seus programas pastorais, suas metas e a sua ética. São fatores importantes para serem analisados com carinho, e aí sim se achar uma boa igreja para você e sua família.


Dentre esses, parece ser o mais importante se ver a declaração doutrinária, o credo, o objetivo e qual tipo de visão doutrinária. O evangelho traz algumas doutrinas que são básicas, e todo homem sem Cristo, tem que conhecer estas doutrinas para poder tomar a sua decisão de permanecer a favor ou contra Cristo. Cita-se algumas doutrinas que são fundamentais para a humanidade: a doutrina do pecado e da situação do pecador, da justificação, redenção, regeneração e da salvação e do inferno. São perguntas interessantes e que devem ser respondidas: Qual é o ponto de vista da igreja sobre a Escritura? Ela é infalível, a única autoridade de fé e prática?  Qual é a confissão de fé da igreja? Onde este ministro específico se baseia nela? Ela é o critério para o ensino e a pregação da Palavra de Deus? O culto é conduzido como um encontro de Deus com Seu povo para dar-lhes Sua graça e para que eles lhes respondam em agradecimento? Ou é modelado pelo entretenimento?  Jesus Cristo é proclamado como um herói moral ou como Redentor? Em outras palavras, Ele está em igualdade com Freud, Benjamim Franklin, um político e um profeta dos últimos dias, ou a pregação é concernente a “Cristo e este crucificado” como Paulo a colocou?


Uma boa igreja para se congregar, tem ainda de ser direcionada pela Palavra de Deus, ter uma muito boa Escola Bíblica, ter um ministério constituído forte; ser uma igreja que priorize o Reino de Deus, ser uma igreja em que não haja o abuso dos dons, que tenha um pastor amoroso,  temente a Deus  e acessível aos membros da igreja. Enfim, uma igreja que você se sinta abençoado.


            Vai aqui uma advertência: para se tornar membro é necessário ser submisso doutrina e ao governo da igreja Por isso procure saber se você consegue se adequar às normas dessa igreja. Todavia, isso não significa estar escravizado por pastores ditadores.


            Creio que atentando para essas questões você terá um caminho mais abençoado e feliz.
 
            Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário