Páginas

2 de set. de 2015

Sobre a instituição, organização e autonomia da igreja local

Manicoré, AM



Sobre a instituição, organização e autonomia da igreja local

Conceitua-se a igreja a partir da Bíblia, a fiel, inerrante e infalível Palavra de Deus, como foi instituída por Jesus Cristo, que a tornou real e efetiva e a revestiu de condições para receber todos os povos como família de Deus. Ele a amou e deu a si mesmo por ela a fim de torná-la o instrumento perfeito para o testemunho da sua graça e proclamação da sua salvação.

A igreja é uma congregação local, formada por pessoas regeneradas e biblicamente batizadas após pública profissão de fé, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É nesse sentido que a palavra igreja é empregada no maior número de vezes nos livros do Novo Testamento. Ela cumpre os propósitos de Deus no mundo, sob o senhorio do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o qual deseja criar um novo homem, segundo a imagem e semelhança de Deus, e formar uma nova humanidade, um povo para o louvor da glória de sua graça no tempo presente e na eternidade.

Tais congregações são constituídas por livre vontade dessas pessoas com a finalidade de prestarem culto a Deus, de observarem as ordenanças de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, de meditarem nos ensinamentos da Bíblia para a edificação mútua e para a propagação do Santo Evangelho do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A igreja cumpre este propósito através do culto, da edificação dos salvos, da proclamação do Santo Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, da ação social e da educação, construindo seu crescimento orgânico e integrado em amor. No cumprimento destas funções coopera com Deus para a consecução do plano divino de redenção. Baseada no princípio da cooperação voluntária, entende que, juntando seus esforços aos das coirmãs da mesma fé e ordem, pode realizar com maior eficiência e amplitude a obra comum de missões, educação, formação ministerial e ação social.

As igrejas locais neotestamentárias são autônomas, têm governo democrático, praticam a disciplina e se regem em todas as questões espirituais e doutrinárias exclusivamente pela Palavra de Deus, sob a orientação do Espírito Santo.

As igrejas devem se relacionar com as demais igrejas da mesma fé e ordem e cooperar, voluntariamente, nas atividades do Reino de Deus. O relacionamento com outras entidades, quer sejam ou não de natureza eclesiástica, não deve envolver a violação da consciência ou o comprometimento da lealdade a Cristo e sua Palavra.

Há também no Novo Testamento um outro sentido da palavra igreja em que ela aparece como a reunião universal dos remidos de todos os tempos, estabelecida por Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e sobre ele edificada, constituindo-se no corpo espiritual do Senhor, do qual ele mesmo é a cabeça. Sua unidade é de natureza espiritual e se expressa pelo amor fraternal, pela harmonia e pela cooperação voluntária na realização dos propósitos comuns do Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário