Páginas

9 de out. de 2010

O "BICHO" na Educação

Manaus, AM

Você sabe o que é “bicho”?


Explico: No futebol os cartolas como forma de incentivar os jogadores em jogos decisivos oferecem além do salário normal um valor “extra” em caso de sucesso/ e ou vitória.

Inaugurado pelo PSDB de Serra, quase todos os estados estão fazendo isso e algumas prefeituras também já embarcaram nessa quando o assunto é remuneração do professor. Aqui no Amazonas tal “palhaçada” é saudada como a grande e acertada política educacional.

Não bastasse ao professor a exposição aos mais inadequados ambientes de aula (salas superlotadas, os problemas sociais dos alunos, prédios sem manutenção, falta de material didático, falta de livros, violência em sala, etc.), está ele agora submetido à pressão econômica. Não tem tempo de estudar, capacitar-se como profissional, muito menos tempo para preparar as aulas, porque está subjugado a jornada de 40 ou mais horas de trabalho. Não raro, tem três ou mais empregos. Se não atingir “as metas” ta fumado.

A diferença entre o futebol e a educação são que no futebol os jogadores são bem remunerados, o professor não; naquele não há qualquer conseqüência para o país e para as pessoas, nesta sim, pois sem educação com qualidade a miséria, a manipulação eleitoral e política continuarão, seremos menos felizes.

Imagino se a regra fosse estendida para os demais funcionários públicos, por exemplo para o juiz, o promotor, o médico, o policial, etc., rebaixando antes o salário destes, é claro. Onde pararíamos?

Mentindo, dizem que o problema é de gestão, mas não é. Falta investimento na Educação. De verdade.

Esse é o modelo neoliberal de Serra e do PSDB que querem levar para todo o Brasil. Vá-de-retro Satanás!

Num pais em que o professor é aviltado com a merda de salário que tem, a obra por fim está completa. Não contentes porque apenas cagavam na cabeça do professor, agora também peidam na sua cara. Com a anuência do sindicato adesista e comprado (ouviu SINTEAM?). Isso é uma vergonha.

Enquanto isso, as escolas públicas do Amazonas apresentam os piores desempenhos no IDEB e no ENEM, além de é claro, nada ensinar ao alunado.

Pelo fim do “bicho” na Educação do Amazonas.

A eleição passou, você nada fez, nada mudou. Explico: o Brasil e o Amazonas continuam mutilando o futuro de sua gente.

P.S.: Numa próxima, falarei sobre a privataria na saúde em SP, feita pelo melhor(?) ministro do Brasil, em que se entregam os hospitais às entidades “pilantrópicas” (as OSS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário