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18 de dez. de 2023

A Pedagogia da Miséria

 

A Pedagogia da Miséria é a metodologia destinada a ensinar pessoas e comunidades a empobrecerem ou a se manterem na pobreza, e sugere uma abordagem contraditória e prejudicial aos princípios do desenvolvimento e da autodeterminação dos povos. São muitas as evidências dessa pedagogia com essa intenção, é possível elencar os elementos que estão associados a essa abordagem:

 

Desinformação Financeira: Uma pedagogia que não enfatiza a educação financeira e não fornece conhecimentos sobre investimentos, gestão de recursos e oportunidades de crescimento econômico contribui para escolhas financeiras prejudiciais.

 

Criação de Estigmas Sociais: Práticas educacionais que perpetuam estigmas sociais e discriminam certos grupos influenciam a autoimagem e limitar as expectativas de progresso social e econômico.

 

Restrição de Acesso a Oportunidades: A negação sistemática de acesso a oportunidades educacionais e profissionais, como programas de bolsas de estudo, estágios e treinamento, mantém as pessoas em um estado de desvantagem econômica.

 

Foco na Desvalorização do Trabalho: Uma pedagogia que desvaloriza o trabalho e não incentiva habilidades profissionais e empreendedoras mina a motivação para buscar carreiras sólidas e remuneradoras.

 

Ausência de Desenvolvimento de Habilidades: A falta de ênfase no desenvolvimento de habilidades práticas e profissionais essenciais para o mercado de trabalho limita as perspectivas de emprego e crescimento econômico.

 

Incentivo à Dependência: Uma pedagogia que promove a dependência de assistência social, em detrimento do desenvolvimento da autonomia e autossuficiência, e, portanto, contribui para a manutenção de um ciclo de pobreza.

 

Desencorajamento da Mobilidade Social: A ausência de estímulos para a mobilidade social e a falta de modelos de sucesso provenientes de contextos semelhantes desencoraja a busca por oportunidades de avanço econômico.

 

Ignorância das Necessidades Comunitárias: A falta de programas educacionais que abordem as necessidades específicas das comunidades em termos de desenvolvimento econômico  resulta em soluções inadequadas ou ausentes.

 

É importante destacar que essa abordagem que intencionalmente promove o empobrecimento vai contra os princípios fundamentais da educação, do desenvolvimento sustentável e da autodeterminação dos povos, que buscam capacitar as pessoas a alcançarem seu potencial máximo. A sociedade da Amazônia deve ser orientada para a promoção da igualdade, justiça social e oportunidades para todos, não o contrário, como está posto pela Pedagogia da Miséria.

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