Páginas

6 de jul. de 2017

Correspondente Jurídico

Manicoré, AM

JETRO XAVIER, advogado e correspondente jurídico em Manicoré e Novo Aripuanã, ambas comarcas no Estado do Amazonas.

Quais serviços ele pode prestar?

O correspondente jurídico pode prestar os mais variados serviços, como: audiências, protocolos, assessorias jurídicas, diligências, cópias de processos, despachos, acompanhamentos de julgamentos, entre outros. Para isso, esse profissional deve possuir conhecimento jurídico, entender sobre as práticas forenses e os trâmites legais.

O que precisa para ser correspondente?

O conhecimento das Fontes Formais do Direito (Constituição Federal do Brasil de 1988, As Leis Codificadas, as Leis Ordinárias e as Leis Complementares, os Decretos legislativos, as Portarias, as Jurisprudências) e as Fontes não-formais do Direito (doutrinas, costumes e os princípios) são bases para a instrução jurídica do profissional que irá atuar como Correspondente Jurídico. Além desses conhecimentos jurídicos específicos, o correspondente também deve ser dotado de responsabilidade, pontualidade, respeito, ética, bom comportamento, educação, boa oratória, boa dicção, postura e aspecto empreendedor.

Quem utiliza o serviço e como contratar?

Os Correspondentes Jurídicos, normalmente, são contratados por escritórios de advocacia e empresas que necessitam de apoio jurídico fora da sua região sede.
Atualmente, os advogados e as empresas contam com a ajuda da tecnologia, (...) para localizar profissionais altamente qualificados em qualquer lugar do Brasil de forma rápida e segura.

Bacharéis e estudantes de Direito podem participar?

O estudante e o bacharel em Direito, apesar de não poderem advogar sem a aprovação no Exame da OAB, podem realizar muitas atividades que auxiliam escritórios de advocacia e a área jurídica como um todo, como por exemplo:
Realizar cópias, protocolos, retirar alvarás, realizar consultas, elaborar peças (sob supervisão de um Advogado com OAB), emitir guias e verificar andamentos processuais.

(FONTE: https://juridicocerto.com/o-que-e-correspondente-juridico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário