Tefé, AM
A cidade de Tefé tem desafios claros a encarar nos anos de 2012 a 2024. As justificativas são as seguintes: necessidade de melhorar a educação, gerar emprego e renda, preservar a floresta e depender cada vez mais do humor e desmandos do governante municipal de plantão.
Urge aproveitar as estruturas logística e comercial que atraem pessoas dos municípios vizinhos.
Assim, o caminho a seguir é se desenvolver como centro de serviços de Educação, Educação Profissionalizante, Saúde e Terapêutica Hospitalar, Manutenção Naval, Manutenção Metal-Mecânica, Manutenção Elétrica/Eletrônica, Desenvolvimento de Software, Serviços de Design, Moda e Artes, Realização de Feiras e Eventos Científicos, Culturais, Artísticos, Religiosos e Governamentais e Turismo.
A cidade tem também de se firmar como centro intelectual da Amazônia, com a atração de novas universidades, centros de pesquisas e pessoas qualificadas.
O empresariado tem de reclamar menos e abandonar o desejo de obter vantagens em contratos com a prefeitura. Na verdade, tem de ser vanguarda dessa revolução, qual seja, investir pesadamente na formação de mão-de-obra e nos projetos nas atividades acima mencionadas.
O poder público pode contribuir, mas a sociedade civil não deve aguardar essa participação. Falta visão.
Tefé pode mudar. Com estratégia e visão de longo prazo: o setor de serviços é o caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário